O Festival

A Banana é o fruto mais consumido no mundo, a marca do Festival Internacional Banana Comics representa o planeta alegre com o sorriso no formato de banana e sua incrível biodiversidade. O Festival Internacional Banana Comics, agora, faz parte do calendário cultural e educacional de Jaíba. A realização do festival é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Jaíba e o Brazil Cartoon, que é o organizador, com o apoio da InterTV.

O Banana Comics chegou para mostrar uma linguagem visual repleta de ideias criativas e coloridas sobre a banana, estimulando a criatividade de artistas regionais, nacionais e internacionais. O Festival Banana Comics chama a atenção para a importância da BANANA, fruta tão consumida no mundo e cultivada na maior região brasileira produtora de banana, a Jaíba.

O cartum, que vale por mil palavras, e é capaz de fazer rir e, ao mesmo tempo, refletir. Os quadrinhos, que são capazes de contar histórias divertidas e coloridas. E as animações, desenhos em movimento cheios de ideias criativas, que chamam muito a atenção.
O Festival Banana Comics vai envolver pessoas de todas as idades e classes sociais. Queremos comunicar os benefícios do consumo da banana e, também, sobre a produção orgânica em sintonia com o ecossistema e a preservação do meio ambiente. Os cartuns e as animações sobre a banana vindos de várias partes do planeta vão mostrar o verdadeiro conceito dessa fruta indispensável, saborosa e benéfica para a saúde.
Obras que depreciem o fruto como: "a preço de banana", "dê uma banana", "é macaco que come banana" e conteúdos eróticos, sexuais e racistas não serão aceitos. Nessa hipótese, os participantes serão automaticamente eliminados da seleção, exposição e premiação.

REGIÃO DO JAÍBA

Localizada no Norte do Estado de Minas Gerais, Sudeste do Brasil, a Região do Jaíba é composta por sete municípios e ocupa uma área de 10.829 km².
Sol, clima quente, solo fértil e água, tornaram Jaíba uma grande referência nacional na produção de frutas tropicais de excelente qualidade. A região é próspera e a sua principal fonte econômica é a agricultura irrigada. Todo esse progresso começou, na década de 70, com a construção dos canais e das estações de bombeamento de água. Hoje, as águas do rio São Francisco chegam por meio de canais fluviais às plantações de frutas, como limão, manga, mamão e a banana. Sendo a Banana Prata o fruto mais produzido na região do Jaíba.
Realização

Organização

Apoio

Patrocínios

Apoio institucional